PRIMEIRA NOTIFICAÇÃO DE CASOS HUMANOS DE LEISHMANIOSE VISCERAL NO ANO DE 2014 EM TRÊS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

• N. C. MARQUES Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp, Campus Jaboticabal.
  • E. M. DE PAULA Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp, Campus Jaboticabal.
  • M. B. OLIVARI Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp, Campus Jaboticabal.
  • B. F. IZOLA Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp, Campus Jaboticabal.
  • J. H. B. TOSCANO Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp, Campus Jaboticabal.
  • A. P. R. GRISÓLIO Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp, Campus Jaboticabal.
  • A. A. B. CARVALHO Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp, Campus Jaboticabal.
  • R. B. MEIRELLES-BARTOLI Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp, Campus Jaboticabal.
  • A A . B. CARVALHO

A leishmaniose visceral é uma importante zoonose emergente, de origem parasitária, com distribuição mundial e ainda muito negligenciada. Esta enfermidade é causada por protozoários do gênero Leishmania que são intracelulares obrigatórios de células do sistema fagocítico mononuclear de hospedeiros vertebrados. Esta é uma doença relacionada principalmente à pobreza e a conflitos sociais, infectando milhares de pessoas no mundo todo, podendo variar os sintomas e manifestações clínicas. O objetivo deste trabalho foi descrever todos os municípios do Estado de São Paulo que notificaram pela primeira vez, no ano de 2014, casos humanos autóctones.Trata-se de um estudo descrito, utilizando-se dados referentes aos casos humanos autóctones de LLeishmaniose visceral obtidos juntos ao Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) e à Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) do Estado de São Paulo. Foram notificados casos humanos autóctones pela primeira vez no ano de 2014 nos municípios Marabá Paulista, Presidente Epitácio e Iacri. Nenhuma dessas cidades possui casos caninos. Todas possuem registro do vetor: Iacri (2004), Presidente (2009) e Marabá (2012). Segundo o Ministério da Saúde, essas três cidades são classificadas como municípios com transmissão humana, ou seja, municípios onde o ser humano é acometido pela doença. As investigações epidemiológicas são fundamentais na elaboração das estratégias públicas de combate e prevenção às patologias que acometem a sociedade. As estatísticas provenientes dessas investigações permitem identificar populações e fatores de risco precocemente e combatê-los de maneira mais efetiva através das medidas de controle e prevenção mais aplicáveis àquela situação. PALAVRAS-CHAVE: ZOONOSE. LEISHMANIOSE VISCERAL AMERICANA. VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. NOTIFICAÇÃO. AGRADECIMENTOS: Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) do Estado de São Paulo ÁREA TEMÁTICA: Zoonoses

N. C. MARQUES, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp, Campus Jaboticabal.

Departamento de Medicina Veterinária Preventiva

E. M. DE PAULA, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp, Campus Jaboticabal.

Departamento de Medicina Veterinária Preventiva

M. B. OLIVARI, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp, Campus Jaboticabal.

Departamento de Medicina Veterinária Preventiva

B. F. IZOLA, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp, Campus Jaboticabal.

Departamento de Medicina Veterinária Preventiva

J. H. B. TOSCANO, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp, Campus Jaboticabal.

Departamento de Medicina Veterinária Preventiva

A. P. R. GRISÓLIO, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp, Campus Jaboticabal.

Departamento de Medicina Veterinária Preventiva

A. A. B. CARVALHO, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp, Campus Jaboticabal.