DETECÇÃO MOLECULAR DO M. bovis EM LESÕES TECIDUAIS SUGESTIVAS DE TUBERCULOSE BOVINA

• D. A. V. SILVA Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP, campus de Jaboticabal
  • M. J. L. SICONELLI Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP, campus de Jaboticabal
  • K. P. BÜRGER Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP, campus de Jaboticabal

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa de caráter zoonótico de grande importância em saúde pública, portanto, sua identificação e diagnóstico são fundamentais no controle desta enfermidade. Objetivou-se o diagnóstico da tuberculose bovina pelo cultivo microbiológico e detecção molecular do M. bovis em lesões teciduais sugestivas de tuberculose bovina. Foram coletadas 50 lesões de bovinos abatidos em dois matadouros-frigoríficos sob SIF na região nordeste do Estado de São Paulo. Foi realizado o cultivo microbiológico em meios de cultura sólidos e a presença do M. bovis foi confirmada pela PCR. A detecção molecular do M. bovis nas lesões sugestivas de tuberculose foi realizada utilizando-se a PCR e a nested PCR. Houve crescimento de colônias características de M. bovis em 56% (28/50) das amostras e 100% (28 amostras) foram confirmadas como M. bovis pela PCR a partir de DNA extraído das colônias. A PCR a partir de DNA extraído das lesões teciduais apresentou 20% (10/50) das amostras positivas para M. bovis. Entretanto, ao se utilizar a nested PCR, técnica aplicada às amostras negativas na PCR, 18% (09 amostras) apresentaram bandas amplificadas, sendo consideradas positivas. Assim, o número de amostras positivas quase dobrou (38% - 19/50). O teste kappa (95%) mostrou concordância perfeita entre a identificação molecular e o cultivo microbiológico e fraca a sofrível entre o cultivo microbiológico e a detecção molecular do M. bovis nas lesões teciduais. Os maiores valores de sensibilidade, especificidade e índice de Youden foram observados na identificação molecular do M. bovis nas colônias seguido da detecção molecular nas lesões teciduais. A detecção molecular do M. bovis em lesões teciduais é possível como alternativa para o diagnóstico rápido da tuberculose bovina, mas não é recomendado e não deve ser utilizado como único método no diagnóstico devido seus baixos valores de sensibilidade, índice de Youden e coeficiente kappa. PALAVRAS-CHAVE: DOENÇA INFECCIOSA. PCR. ZOONOSE. AGRADECIMENTOS: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). ÁREA TEMÁTICA: Zoonoses.

D. A. V. SILVA, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP, campus de Jaboticabal

Médico Veterinário, Mestre em Medicina Veterinária, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – UNESP/FCAV. Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal, Saúde Pública/ Enfermidade infecciosas/ Zoonoses

M. J. L. SICONELLI, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP, campus de Jaboticabal

Residente em Medicina Veterinária Preventiva do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde – Medicina Veterinária e Saúde da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – UNESP/FCAV. Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal, Saúde Pública/ Enfermidade infecciosas/ Zoonoses