AVALIAÇÃO HISTOLÓGICA E VIDEOLAPAROSCÓPICA DE LIGADURAS DOS PEDÍCULOS OVARIANOS REALIZADOS COM MONONÁILON AGULHADO OU ABRAÇADEIRAS AUTO-ESTÁTICAS DE NAÍLON EM CADELAS SUBMETIDAS À OVARIOSALPINGOHISTERECTOMIA PELA TÉCNICA DO GANCHO

Autores

  • A. F. M. LIMA Faculdade de Medicina Veterinária e zootecnia da Unesp Botucatu
  • S. P. L. LUNA Faculdade de Medicina Veterinária e zootecnia da Unesp Botucatu
  • M. M. P. RODRIGUES Faculdade de Medicina Veterinária e zootecnia da Unesp Botucatu
  • J. G. QUITZAN CESUMAR

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2010v26n2p066-070

Resumo

A procriação excessiva de cães e gatos no ambiente urbano é um problema de saúde pública e de bem estar animal. Para se desenvolver campanhas de controle populacional necessita-se de protocolos cirúrgicos seguros, rápidos e de baixo custo. A abraçadeira auto-estática de náilon aparentemente se encaixa neste perfil. Objetivou-se avaliar por laparoscopia e histologia, a reação tecidual após a ligadura dos pedículos ovarianos com abraçadeira auto-estática ou mononáilon agulhado na ovariosalpingohisterectomia em 18 cadelas. Após 60 dias do procedimento cirúrgico não foi observada pela laparoscopia nenhuma aderência ou alteração macroscópica e a histologia dos fragmentos dos pedículos ovarianos demonstrou que a resposta tecidual não diferiu entre os métodos, revelando que a abraçadeira auto-estática pode ser usada como método de ligadura dos pedículos ovarianos de cadelas submetidas à ovariosalpingohisterectomia.

Biografia do Autor

A. F. M. LIMA, Faculdade de Medicina Veterinária e zootecnia da Unesp Botucatu

Médico Veterinário, formado em 1996 pela Universidade Federal da Bahia, Residência nos anos de 1997 a 1999 na Universidade Estadual de Londrina. Mestrado em cirurgia de pequenos animais, sob orientação da Profa. Dra. Sheila canevese Rahal (2001 a 2003). Doutorado em cirurgia de pesquenos animais sob orientação da Profa. Dra. Sheila Canevese Rahal (2003 a 2006). Ministrou aulas de técnica cirúrgica de pequenos animais, patologia cirúrgica de pequenos animais e práticas hospitalares na Universidade Lusófona em Lisboa (2007 a 2008). Atualamente desenvolvo trabalho de pós doutoramento em cirurgia de pequenos animais na FMVZ UNESP Botucatu, sob supervisão do Prof. Dr. Stelio Pacca Loureiro Luna.

Publicado

16/09/2010

Edição

Seção

Small Animal Surgery/Cirurgia de Pequenos Animais