DETECÇÃO DO VIRUS DA ARTRITE ENCEFALITE CAPRINA EM LEITE POR PCR E NESTED-PCR

Autores

  • L. GREGORY FMVZ-USP
  • M. Y. HASEGAWA FMVZ-USP
  • M. C. C. S. H. LARA Instituto Biologico
  • R. S. CASTRO Universidade Federal de Pernambuco
  • J. N. M. RODRIGUES ICB-USP
  • E. L. DURIGON ICB-USP

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2009v25n3p142-146

Resumo

A artrite encefalite caprina (CAE) é uma doença infecciosa multissistêmica causada por um Lentivirus, que pode infectar animais de idade e sexo variados. Os principais sinais clínicos são leucoencefalomielite, pneumonia intersticial crônica, artrite e mastite indurativa intersticial. Foi descrito que cabras infectadas apresentavam endurecimento gradativo e difuso do parênquima glandular e com a presença de vários nódulos de consistência dura, além de apresentarem diminuição na produção leiteira e alterações físico-químicas no leite. O exame de amostras de leite pelas técnicas de PCR e nested-PCR para detecção da CAE é caracterizada como métodos com alta especificidade e sensibilidade, oferecendo resultados rápidos. A técnica possibilita identificar vírus em amostras com virus não viável. Nesse estudo, 72 amostras de leite de cabras sororreagentes ao teste de imunodifusão em ágar gel (IDGA) foram avaliadas. Utilizou-se para a produção de DNA primers específicos o gene Pol. As técnicas de PCR e nested-PCR foram conduzidas para amplificar fragmentos genômicos correspondentes ao gene Pol. Catorze amostras (19,4%) apresentaram formação de banda positiva na altura de 600 pb para PCR, e 16 amostras (22,2%) para nested-PCR na altura de 278 pb. Os resultados mostraram que a técnica foi adequada para detectar o DNA pró-viral em amostras de leite e pode ser utilizado como uma ferramenta complementar no estudo da transmissão natural do vírus pela ingestão do leite de cabras sororreagentes a CAE.

 

PALAVRAS-CHAVE: Artrite encefalite caprina. Vírus. PCR. Nested-PCR. Leite

Biografia do Autor

L. GREGORY, FMVZ-USP

possui graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1992), graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Clinica da Obstetrícia e Ginecologia - Tierärztliche Hochschule Hannover (1999). Atualmente é professor doutor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Ginecologia e Andrologia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: clinica de pequenos ruminantes, clinica de ruminantes, patologia clínica, micoplasmoses e ureaplasmoses em animais domésticos, virologia e clinica da reprodução e buiatria

M. Y. HASEGAWA, FMVZ-USP

mestranda do departamento de clínica médica da FMVZ-USP

M. C. C. S. H. LARA, Instituto Biologico

MARIA DO CARMO CUSTODIO DE SOUZA HUNOLD LARA CONCLUIU O DOUTORADO EM CLINICA VETERINARIA PELA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO EM 2002. ATUALMENTE E PESQUISADOR CIENTIFICO V DO INSTITUTO BIOLOGICO. PUBLICOU 16 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 34 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 2 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. PARTICIPOU DE 10 EVENTOS NO BRASIL. ATUALMENTE COORDENA 1 PROJETO DE PESQUISA. ATUA NA AREA DE MEDICINA VETERINARIA, COM ENFASE EM DOENÇAS INFECCIOSAS E CLINICA VETERINARIA. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 108 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: EQUINOS, BOVINOS, CAPRINOS, ARTERITE VIRAL, SORONEUTRALIZACAO, ENCEFALITE, VIRUS, HERPESVIRUS, ARTRITE-ENCEFALITE CAPRINA E MAEDI-VISNA.

R. S. CASTRO, Universidade Federal de Pernambuco

Possui mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade de Lyon 1 - França (1998). Desde 1985 é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na àrea de Medicina Vetrinária Preventiva, atuando principalmente no desenvolvimento de técnicas de diagnóstico e epidemiologia de enfermidades de animais de produção, com ênfase em viroses.

J. N. M. RODRIGUES, ICB-USP

doutoranda do ICB-USP

E. L. DURIGON, ICB-USP

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas-Mod. Médica pelo Centro Universitário Herminio Ometto de Araras (1978), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico clínico e molecular, Viroses humanas e animais, Vírus exantemáticos, Vírus respiratórios, Vírus Silvestres, Vírus emergentes e diversidade genética viral.

Arquivos adicionais

Publicado

19/04/2010

Edição

Seção

Preventive Veterinary Medicine/Medicina Veterinária Preventiva