USO DE FONTES ORGÂNICA E INORGÂNICA DE ENXOFRE NA DIETA DE BOVINOS

Autores

  • L. CIRELLI Discente do Programa de Mestrado Profissional em Produção Animal (PMMPA) da Universidade Brasil, Descalvado-SP.
  • L. S. RISSI Discente do Programa de Mestrado Profissional em Produção Animal (PMMPA) da Universidade Brasil, Descalvado-SP.
  • N. DANAGA Discente da Medicina Veterinária, Universidade Brasil, Descalvado-SP.
  • L. P. FERRAZ Orgolabs Laboratório Ltda.
  • K. BRENNECKE Docente do Programa de Mestrado Profissional em Produção Animal (PMMPA) da Universidade Brasil, Descalvado-SP.
  • P. H. M. DIAN Docente do Programa de Mestrado Profissional em Produção Animal (PMMPA) da Universidade Brasil, Descalvado-SP.

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2022v38n4p153-162

Resumo

A bovinocultura de corte é responsável por uma grande parcela na produção de alimentos no mundo. Uma das principais estratégias para aprimorar a criação de gado é a alimentação, sendo que os minerais apresentam importante papel nutricional. O enxofre é caracterizado como um macromineral, devido sua exigência nos bovinos, e possui várias funções vitais, por isso, frequentemente deve ser suplementado na dieta. O presente estudo teve como objetivo comparar a fonte inorgânica de enxofre (flor de enxofre) com uma fonte orgânica (quelato de enxofre) e seus diferentes níveis de suplementação sobre o desempenho de novilhas ½ Nelore x ½ Aberdeen Angus submetidas a sistema de confinamento. Para isso foram utilizadas 24 novilhas entre 13 e 16 meses, com peso médio inicial de 230 kg, distribuídas aleatoriamente em quatro tratamentos: dose diária recomendada (6,72 g) de enxofre proveniente da flor de enxofre; dose diária recomendada de enxofre (6,72 g) proveniente do quelato de enxofre; 50% da dose recomendada de enxofre (3,36 g) proveniente do quelato de enxofre e 75% da dose diária recomendada de enxofre (5,04 g) proveniente do quelato de enxofre. Durante o período experimental de 90 dias foi fornecido dieta composta por 81% de concentrado e 19% de volumoso em quantidade equivalente a 2% do peso vivo na matéria seca de cada novilha. Não houve diferenças significativas entre os tratamentos para desempenho animal, conversão alimentar e eficiência alimentar. O tratamento com fonte orgânica de enxofre na metade da dose diária recomendada apresentou redução de 29,7% na excreção fecal de enxofre. Com isso, pode-se concluir que o uso de metade da dose de enxofre na forma orgânica (quelato de enxofre) pode ser uma opção para diminuir a inclusão do elemento mineral na dieta de bovinos de corte, já que os animais submetidos à metade da dose de quelato de enxofre atingiram o mesmo desempenho animal do grupo submetido à dose diária recomendada da fonte inorgânica de enxofre.

Downloads

Publicado

22/12/2022

Edição

Seção

Animal Production (Ruminants)/Produção Animal (Ruminantes)