TEORES DE MATÉRIA SECA E PROTEÍNA BRUTA DO Pennisetum purpureum schum cv. BRS CAPIAÇU EM FUNÇÃO DA IDADE DE CORTE

Autores

  • L. S. LARANJA Fundação Educacional de Penápolis, Discente, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Curso de Engenharia Agronômica.
  • T. A. V. B. CARVALHO Fundação Educacional de Penápolis, Docente, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Curso de Engenharia Agronômica.
  • J. I. GIMENEZ Fundação Educacional de Penápolis, Docente, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Curso de Engenharia Agronômica.
  • B. C. PROENÇA Fundação Educacional de Penápolis, Discente, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Curso de Engenharia Agronômica.
  • S. G. FREITAS JUNIOR Universidade Brasil, Discente, Mestrado Profissional em Produção Animal, Descalvado, SP.
  • P. H. M. DIAN Nutrição de Ruminantes, Universidade Brasil, Descalvado/SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2022v38n4p149-152

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência das diferentes idades de corte sobre o teor de matéria seca e proteína bruta do capim BRS Capiaçu. O experimento iniciou-se com a seleção e corte das plantas matrizes para o maior aproveitamento do colmo, fez necessário eliminar as folhas superiores, pois as mesmas não brotam, e a retirada facilitou na distribuição do colmo na hora do plantio. O delineamento experimental foi realizado em blocos casualizados, totalizando quatro repetições. A unidade experimental constituiu-se de três linhas de plantio de 48,0 m de comprimento com espaçamento entre linhas de 1,5 m, totalizando 144 m². O experimento teve   duração de 110 dias, sendo distribuído em três períodos: 60, 90 e 110 dias, somando assim, três idades de corte. Para a implantação da cultivar, foi realizado o preparo convencional do solo, uso do adubo para plantio na formulação NPK 4-30-10, na cobertura o fertilizante 20-05-20 conforme a análise química do solo e o plantio por colmos no sulco. Nas três idades de corte, as amostras coletadas foram acondicionadas em sacos plásticos identificados conforme o tratamento e repetição, posteriormente foram encaminhados para o laboratório. Os maiores valores de matéria seca foram obtidos com 90 e 110 dias de corte (p<0,05). Na variável proteína bruta, o maior valor foi observado aos 60 dias, porém, não diferindo do corte realizado aos 110 dias de idade (p>0,05). O corte realizado aos 110 dias favoreceu o aumento nos teores de matéria seca sem comprometer os teores de proteína bruta.

Downloads

Publicado

22/12/2022

Edição

Seção

Animal Production (Ruminants)/Produção Animal (Ruminantes)