ANÁLISE DO CONHECIMENTO SOBRE ZOONOSES DOS PROFESSORES DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE JATAÍ-GO, BRASIL / EVALUATION OF THE KNOWLEDGE ABOUT ZOONOSIS OF PUBLIC ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS IN JATAÍ-GO ...

Autores

  • P. A. PACHECO Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • G. S. FERREIRA
  • L. S. RIBEIRO
  • A. E. STELLA
  • D. B. SOUSA
  • R. B. MEIRELLES-BARTOLI

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2013v29n4p99

Resumo

Zoonoses são enfermidades transmissíveis entre os animais e os seres humanos, diretamente ou por um vetor. De acordo com a Organização Mundial da Saúde pelo menos metade dos 1700 agentes conhecidos que infectam os seres humanos tem um vertebrado como reservatório animal ou um inseto como vetor. Objetivou-se avaliar os professores de escolas da rede pública do Município de Jataí – GO em relação aos conhecimentos gerais em zoonoses. Foi elaborado um questionário contendo perguntas sobre definição de zoonoses, abordagem do assunto em sala de aula, tipo de material didático, se este era fornecido pelas Secretárias de Educação, entre outros questionamentos. Foram entrevistados 194 professores de 21 escolas (19 municipais e 02 estaduais). Sobre a definição do termo zoonoses, 61,8% (120/194) dos docentes afirmaram saber, mas apenas 3,3% (04/194) definiram de forma correta e completa; 30% (36/194) disseram que eram doenças de animais transmitidas aos seres humanos; 39,2% (47/194) confundiram com o Centro de Controle de Zoonoses do Município; 15,8% (19/194) responderam que sabiam, porém não explicaram; e 11,7% (14/194) disseram estar relacionado a doenças. Quanto à abordagem sobre zoonoses em aula, 84,5% (164/194) não realizaram. Em relação ao tipo de material didático utilizado, 97,9% (190/194) afirmaram não receber material relacionado ao tema, e 2,1% (04/194) utilizaram vídeos e cartazes. Quanto à necessidade de restrição do contato com os animais como forma de evitar a transmissão de zoonoses, 12,4% (24/194) não responderam, o mesmo número 12,4% (24/194) disseram que haveria necessidade, 75,2% (146/194) responderam que a restrição do contato com animal não é a melhor maneira de se evitar a transmissão das zoonoses. Conclui-se que os entrevistados possuem certa dificuldade em tratar destes assuntos, devido à falta de conhecimento e material apropriado, necessitando de orientações básicas de profissionais da área para suprir as deficiências. 

 

SUMMARY

Zoonoses are diseases transmitted between animals and humans, directly or through a vector. According to the World Health Organization, at least half of the 1,700 agents known to infect humans have as a reservoir a vertebrate animal or an insect as a vector. This study assesses the knowledge of public school teachers of Jataí, GO regarding general zoonoses. A questionnaire containing questions about the definition of zoonoses; how the subject is approached in the classroom; type of materials used, and whether it was provided by the Secretaries of Education, among others. We interviewed 194 teachers from 21 schools (19 municipal and 02 state). About the definition of zoonoses, 61.8% (120/194) of the teachers said they knew, but only 3.3% (04/194) defined it correctly and completely; 30% (36/194) answered that they are diseases transmitted from animals to humans; 39.2% (47/194) mistook it for the Zoonosis Control Center of the City; 15.8% (19/194) responded that they knew, but did not elaborate; and, 11.7% (14/194) said it is related to illnesses. Regarding the approach on zoonoses in class, 84.5% (164/194) do not present this subject in the classroom. As for the educational materials used, 97.9% (190/194) said they did not receive material about the subject, and 2.1% (04/194) used videos and posters. For the need for restricting contact with the animals as a way to prevent the transmission of zoonoses, 12.4% (24/194) did not respond; the same number 12.4% (24/194) said it is not necessary; and, 75.2% (146/194) responded that restricting contact with animals is not the best way to avoid transmission of zoonoses. We conclude that the respondents have some difficulty in dealing with these issues due to lack of knowledge and appropriate material while basic guidelines given by professionals of the area are necessary to address these deficiencies.

Publicado

09/10/2013

Edição

Seção

( I SIMPREV )