USO DA REAÇÃO DE FIXAÇÃO DE COMPLEMENTO NA CONFIRMAÇÃO DE RESULTADOS POSITIVOS DO TESTE DO ANTÍGENO ACIDIFICADO TAMPONADO PARA O DIAGNÓSTICO SOROLÓGICO DA BRUCELOSE BOVINA.

Autores

  • R. B. MEIRELLES-BARTOLI Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias UNESP - Câmpus de Jaboticabal
  • L. A. MATHIAS

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2009v25n2p068-071

Resumo

O Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose prevê o uso da prova do antígeno acidificado tamponado (AAT) como teste de triagem no diagnóstico da brucelose bovina e bubalina. Os animais com resultado negativo nesse teste são considerados livres da infecção, e os com resultado positivo podem ser submetidos a um teste confirmatório, ou então já podem ser considerados infectados e encaminhados para o sacrifício. Caso se opte pela confirmação, há duas alternativas: a combinação da soroaglutinação em tubos com o teste do mercaptoetanol, ou então a reação de fixação de complemento (RFC). A opção pelos testes confirmatórios aumenta a especificidade do diagnóstico, minimizando o descarte por resultado falso-positivo, mas também aumenta o custo, reduz a sensibilidade do diagnóstico e retarda a adoção da medida sanitária. Por isso, o trabalho teve por objetivo verificar a proporção de soros com resultado positivo no AAT que tem o resultado positivo confirmado pela RFC. Foram selecionados 2.784 soros sanguíneos bovinos reagentes no AAT, os quais foram submetidos à RFC. Adotando-se a diluição 1:4 como ponto de corte, constatou-se que, dos 2.784 soros testados, 2.014 soros, ou seja, 72,3%, tiveram o resultado positivo confirmado na RFC, ao passo que 770 (27,7%)tiveram resultado negativo nesse teste confirmatório. Calculando-se o intervalo de confiança, verifica-se que, com 95% de probabilidade, de 70,6% a 74,0% dos soros positivos no teste de triagem apresentaram também resultado positivo no teste confirmatório. Isso indica que, caso o veterinário opte por classificar o animal como infectado com base apenas no resultado positivo do teste de triagem, a probabilidade de acerto é elevada.

PALAVRAS-CHAVE: Teste Confirmatório. Teste de Triagem.

Biografia do Autor

R. B. MEIRELLES-BARTOLI, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias UNESP - Câmpus de Jaboticabal

Nascida em São José do Rio Preto - SP, em 18 de abril de 1981, é Médica Veterinária formada pelo Centro Universitário de Rio Preto - Unirp, situado na cidade de São José do Rio Preto - SP, em dezembro de 2004. Na graduação, de março de 2003 a fevereiro de 2004, foi bolsista de iniciação científica pela Fapesp. Durante o primeiro ano de formada, de março 2005 a fevereiro de 2006, obteve uma bolsa de treinamento técnico nível III da Fapesp, com as atividades realizadas na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Unesp - Câmpus de Jaboticabal. Em março de 2006, iniciou o curso de pós-graduação na área de Medicina Veterinária Preventiva, na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Unesp - Câmpus de Jaboticabal, na qual contou com o apoio da Fapesp com bolsa de mestrado durante o período de outubro 2006 a agosto 2007. Exerce, desde setembro de 2007, a função de professora nas disciplinas de "Epidemiologia Veterinária", "Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos", "Saneamento Ambiental", "Defesa Sanitária Animal", "Zoonoses e Saúde Pública", no Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP, contratada após aprovação em concurso. Em 2008, iniciou seu Doutorado, na mesma área e instituição do Mestrado.

Publicado

21/12/2009

Edição

Seção

Preventive Veterinary Medicine/Medicina Veterinária Preventiva