INCLUSÃO DE POLPA CÍTRICA EM DIETAS SEM VOLUMOSOS NO CONFINAMENTO DE NOVILHOS

Autores

  • P. H. M. DIAN Nutrição de Ruminantes, Universidade Brasil, Descalvado/SP, Brasil.
  • E. F. SOUZA Discente do Programa de Mestrado Profissional em Produção Animal - PMPPA, Universidade Brasil, Descalvado/SP, Brasil.
  • M. C. F. HOLANDA Discente em Medicina Veterinária, Universidade Brasil, Descalvado/SP, Brasil.
  • B. R. C. TRINTA Discente em Medicina Veterinária, Universidade Brasil, Descalvado/SP, Brasil.
  • K. BRENNECKE Docente do Programa de Mestrado Profissional em Produção Animal - PMPPA, Universidade Brasil, Descalvado/SP, Brasil.
  • M. D. PACHECO Gerente Técnico/Comercial Nuctramix Soluções em Nutrição
  • S. G. FREITAS JUNIOR

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2022v38n2p31-35

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes níveis de inclusão de polpa cítrica peletizada (0, 15, 30 e 45%) em dietas sem volumosos, sobre o consumo de matéria seca, conversão alimentar, ganho médio diário, rendimento de carcaça e viabilidade econômica de novilhos confinados. Foram utilizados 36 novilhos anelorados, não castrados, com idade aproximada de 18 meses e peso vivo médio de 273 ± 33,6 kg, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado. As dietas foram formuladas para serem isoproteicas e isoenergéticas, com teor de proteína bruta (PB) de 12,88% e nutrientes digestíveis totais (NDT) de 81,85%. O período experimental foi finalizado com 156 dias. Os parâmetros de desempenho avaliados não diferiram (p≥0,05) entre os animais alimentados com diferentes teores de inclusão de polpa cítrica peletizada, exceto o consumo de matéria seca em kg (CMS, kg) e consumo de matéria seca em porcentagem do peso vivo (CMS, %PV). O maior CMS, em kg, foi observado em animais que receberam a dieta com 15% de polpa cítrica. Quanto ao CMS, %PV, animais que receberam o tratamento com 15% de polpa cítrica apresentaram o maior consumo, porém, não diferindo do tratamento com 30% de inclusão. O maior custo total/animal e custo médio diário foram observados nos animais do tratamento com 15% de polpa cítrica peletizada e os menores valores foram obtidos no tratamento sem polpa cítrica (0%). O custo por arroba produzida foi maior no tratamento com 30% de polpa cítrica comparado ao tratamento com 0% de polpa cítrica. A inclusão de polpa cítrica peletizada em dietas sem volumosos pode ser realizada em confinamento, sem comprometer os parâmetros de desempenho animal, desde que sejam corrigidas as diferenças nutricionais entre a polpa cítrica e o milho grão.

Downloads

Publicado

28/06/2022

Edição

Seção

Animal Production (Ruminants)/Produção Animal (Ruminantes)