LEVANTAMENTO DO USO E RISCOS TERAPÊUTICOS DE ANTICONCEPCIONAIS EM CADELAS E GATAS

Autores

  • M. E. PRADO Universidade Brasil, campus Descalvado
  • T. L. APEL Universidade Brasil, campus Descalvado
  • I. L. AUGUSTO Universidade Brasil, campus Descalvado
  • A. F. MANIERI Universidade Brasil, campus Descalvado
  • C. P. FRACÁCIO Universidade Brasil, campus Descalvado
  • F. S. BARROS Universidade Brasil, campus Descalvado
  • P. C. JARK Universidade Brasil, campus Descalvado

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2020v36n1p52-58

Resumo

As neoplasias mamárias são as mais frequentes nas fêmeas da espécie canina, sendo sua maioria de caráter maligno. Dentre as principais causas dessas neoplasias, destacam-se o fator genético, a idade, castração tardia, obesidade e o uso de anticoncepcionais. Embora o uso de métodos contraceptivos a base de fármacos em cadelas e gatas ser extremamente prejudicial, podendo acarretar vários problemas como infecções uterinas e câncer de mama, no Brasil sua comercialização em estabelecimentos veterinários é consideravelmente alta, talvez por ser considerado por muitos tutores como uma forma mais barata de controlar a natalidade, quando comparada com a ovariohisterectomia. Foram entrevistados os responsáveis/funcionários de 50 estabelecimentos veterinários na cidade de Descalvado – SP e municípios da região por meio de questionários sobre a comercialização dos anticoncepcionais avaliando o percentual de estabelecimentos que fazem prescrição dessas medicações, e a forma como os mesmos são prescritos. 90% deles disseram comercializar algum tipo de fármaco contraceptivo, 50% responderam que a venda é feita sempre que o tutor solicita o uso do medicamento, 26,7% só indicam o uso antes de cada cio e 8,9% em caso de gestação indesejada; 77% administram a mesma dose independente do peso do animal; 16% dos entrevistados disseram não orientar os tutores sobre os possíveis riscos e complicações. Apesar de todos os pontos negativos do uso de anticoncepcionais, sua venda ainda é muito comum em estabelecimentos veterinários devido ao preço acessível, muitas vezes sem a orientação de um profissional adequado trazendo risco a saúde dos animais.

Biografia do Autor

M. E. PRADO, Universidade Brasil, campus Descalvado

Aluno de graduação em Medicina Veterinária

T. L. APEL, Universidade Brasil, campus Descalvado

Médico Veterinário graduado pela Universidade Federal do Paraná (2003), especialização em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas de Pós-Graduação (2016), residencia médica pela Universidade do Oeste Paulista(2004) e residencia médica pela Universidade de Uberaba(2006). Atualmente Médico Veterinário da Universidade Brasil.

I. L. AUGUSTO, Universidade Brasil, campus Descalvado

Aluno de graduação em Medicina Veterinária

A. F. MANIERI, Universidade Brasil, campus Descalvado

Aluno de graduação em Medicina Veterinária

C. P. FRACÁCIO, Universidade Brasil, campus Descalvado

Aluno de graduação em Medicina Veterinária

F. S. BARROS, Universidade Brasil, campus Descalvado

Médico Veterinário graduado pela Universidade Brasil, campus de Descalvado-SP (2018). Administrador de Empresas graduado pelo instituto de ensino Centro Universitário Claretiano de Batatais (2012). Residência em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais no Hospital Veterinário Escola Universidade Brasil, campus de Descalvado/SP (2019-Atual). Especialização em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus (2019-Atual). Membro do Grupo de Estudos em Oncologia Veterinária (GEOV) da Universidade Brasil, campus de Descalvado/SP (2016-Atual). Membro do Grupo de Estudos em Pequenos Animais (GEPA) da Universidade Brasil, campus de Descalvado/SP (2014-2018). Realiza projetos de pesquisas na área de Clínica Médica de Pequenos Animais com enfoque em Oncologia Veterinária.

P. C. JARK, Universidade Brasil, campus Descalvado

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008). Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Universidade Estadual Paulista - Julio de Mesquita Filho - UNESP - campus de Botucatu (2009-2011). Realizou curso de Especialização em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus (2009-2011) . Realizou estágio em Oncologia Veterinária no Center for Comparative Oncology - Michigan State University - EUA (2010). Mestre na área de Clínica Médica, com enfoque em Oncologia Veterinária, pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - campus de Jaboticabal (2011-2013). Doutor na área de Clínica Médica, com enfoque em Oncologia Veterinária, pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - campus de Jaboticabal. Realizou Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior na University of Wisconsin (Madison) (2015). Professor de Clínica Médica de Pequenos Animais e de Semiologia Veterinária de Pequenos Animais na Universidade Brasil- campus Descalvado. Professor de Oncologia Veterinária na pós graduação do Instituto Qualittas. Membro do Comitê Científico da Sociedade Latino Americana de Oncologia Veterinária - SLOVET. Atuando principalmente nos seguintes temas: medicina veterinária, clinica médica de pequenos animais, oncologia veterinária, neoplasias hematopoiéticas

Downloads

Publicado

15/04/2020

Edição

Seção

Small Animal Clinic/Clínica Médica de Pequenos Animais