SÍNDROME DA LISE TUMORAL INDUZIDA PELO USO DO FIROCOXIBE, EM CADELA ACOMETIDA COM CARCINOMA MAMÁRIO INFLAMATÓRIO: RELATO DE CASO

Autores

  • B. S. MOREIRA Centro Universitário de Triângulo (UNITRI)
  • I. V. CARNEIRO Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (FAMEV/UFU)
  • D. P. PEREIRA Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (FAMEV/UFU)
  • S. M. L. FERNANDES Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (FAMEV/UFU)

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2019v35n1p01-06

Resumo

Síndrome da lise tumoral é considerada uma emergência metabólica grave, caracterizada pela liberação de substâncias citotóxicas na circulação sanguínea, podendo acarretar acidose lática, distúrbio eletrolítico e elevado risco de morte em um período de evolução relativamente pequeno. É considerada uma condição rara em pequenos animais e pouco relatada na literatura veterinária, principalmente quando associada à presença de neoplasmas sólidos. Este relato correlaciona o uso do antiinflamatório não esteróide firocoxibe, utilizado como base terapêutica na remissão da reação inflamatória neoplásica, com o desenvolvimento abrupto da síndrome da lise tumoral, em um paciente canino, da raça Schnauzer miniatura, acometido com carcinoma mamário inflamatório em estágio inicial.

Biografia do Autor

B. S. MOREIRA, Centro Universitário de Triângulo (UNITRI)

Bacharel em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), com ênfase na área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais. Residência médica em clínica cirúrgica de animais de companhia em andamento, pela Universidade Federal de Uberlândia - FAMEV/UFU.

I. V. CARNEIRO, Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (FAMEV/UFU)

Residente em clínica médica de pequenos animais do Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

D. P. PEREIRA, Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (FAMEV/UFU)

Professor de clínica cirúrgica de pequenos animais no Centro Universitário do Triângulo. Foi professor de Farmacologia e Fisiologia animal da mesma instituição. Possui especialização em Administração hospitalar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, SC. Graduado em Medicina veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia em 2005. Foi professor de fisiologia, com ênfase em neurofisiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da UFU. Mestrando em ciência animal com ênfase em cirurgia pela Unifran. Sócio Fundador do Pronto Socorro Veterinário, onde atua como cirurgião geral e ortopédico. Possui grande experiência em cirurgia torácica e cirurgias avançadas do trato urogenital. Realiza mensalmente o Curso Intensivo de Cirurgia de Tecidos moles para profissionais de vários estados. Membro do comitê de ética para uso de animais CEUA - UNITRI. Lider do GRUPECE - Grupo de Pesquisa em Cirurgia Experimental cadastrado no CNPq. Membro do grupo NEFROUROVET - Nefrologia e Urologia no CNPq

S. M. L. FERNANDES, Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (FAMEV/UFU)

Médica veterinária autônoma, no Hospital Pronto Socorro Veterinário (PSV), em Uberlândia - MG. Atuante nas áreas de clínica médica e clínica cirúrgica em pequenos animais e animais exóticos mantidos como pet.

Downloads

Publicado

12/04/2019

Edição

Seção

Small Animal Clinic/Clínica Médica de Pequenos Animais