O ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIANO BRASIL

Autores

  • F. J. S. FREITAS Centro Regional Universitário de Espirito Santo do Pinhal - UNIPINHAL http://orcid.org/0000-0002-3189-5367
  • A. H. GAMEIRO Departamento de Nutrição e Produção Animal (VNP) - Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE) - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) - Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2018v34n1p29-38

Resumo

A Medicina Veterinária de pequenos animais (pets) emprega contingente significativo de profissionais. Além das competências e proficiências tradicionais da Medicina Veterinária, se faz necessário o aprendizado de como gerir as carreiras e as empresas relacionadas à profissão. Os objetivos deste artigo são: analisar o modelo americano de implantação das SKAs (Skills, Knowledge, Aptitudes and Attitudes – Habilidades, Conhecimento, Aptidões e Atitudes) nos cursos de Medicina Veterinária; analisar o ensino da Administração nos cursos superiores de Medicina Veterinária no Brasil e propor medidas para eventual melhoria curricular. O estudo baseou-se em questionários enviados aos coordenadores dos cursos de Medicina Veterinária do estado de São Paulo, aos profissionais Médicos Veterinários atuantes no setor de pequenos animais e na análise das grades curriculares desses cursos. Apesar de a maioria dos coordenadores (56%) afirmarem que o ensino da Administração é generalista, para 88% dos profissionais, as disciplinas eram voltadas ao agronegócio. Cerca de 68% dos coordenadores classificaram a Administração como área do conhecimento de grande importância para o graduado. Cerca de 97% dos profissionais tiveram alguma dificuldade administrativa nas suas carreiras ou negócios. Apesar do ensino estar de acordo com as diretrizes legais brasileiras, para a maioria dos profissionais (66%) o ensino de Administração foi insatisfatório. A academia deveria incluir, o quanto antes, disciplinas relacionadas à Administração para o segmento pet, buscando contribuir para melhorar o desempenho econômico e financeiro dos profissionais.

Biografia do Autor

F. J. S. FREITAS, Centro Regional Universitário de Espirito Santo do Pinhal - UNIPINHAL

É Médico Veterinário formado pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), em 1991. Possui curso de aprimoramento em radiodiagnóstico veterinário pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI) em 2001. Possui mestrado em Gestão e Inovação na Indústria Animal pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo - FZEA/USP, em 2016. Atualmente é médico veterinário clínico geral e radiologista do Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal - (UNIPINHAL), onde é responsável pelo serviço de radiologia veterinária e atua como clínico geral do ambulatório de pequenos animais. Tem experiência na clínica de pequenos animais, com ênfase em Radiologia, gestão e inovação na indústria animal.

Downloads

Publicado

08/06/2018

Edição

Seção

Small Animal Clinic/Clínica Médica de Pequenos Animais