COMPARAÇÃO DA TTTT® (TIBIAL TUBEROSITY TRANSPOSITION TOOL) COM A TÉCNICA TRADICIONAL DE TRANSPOSIÇÃO E FIXAÇÃO DA TUBEROSIDADE TIBIAL EM CÃES COM LUXAÇÃO PATELAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • C. L. CONSTANTIN Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • L. H. GAIGA Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • M. P. FERREIRA Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2017v33n2p75-81

Resumo

A luxação de patela representa casuística importante entre as afecções ortopédicas que acometem o membro pélvico dos cães. É consenso que a luxação de patela é sinal clínico e não doença, sendo causada por deformidades musculoesqueléticas, como a torção externa ou interna da tíbia proximal. A transposição da tuberosidade tibial (TTT) é técnica frequentemente empregada para correção desses desvios torcionais, consistindo no deslocamento lateral ou medial da tuberosidade tibial (TT), permitindo o reestabelecimento da posição da patela no sulco troclear do fêmur. Esta técnica é considerada indispensável por muitos autores, mesmo nos casos mais graves. A TTTT® (Tibial Tuberosity Transposition Tool) é técnica que permite o deslocamento da TT após osteotomia parcial e que não necessita de fixação da TT deslocada com banda de tensão. O presente trabalho tem por objetivo comparar os aspectos relacionados à execução, condições de aplicabilidade e incidência de complicações pós-operatórias da técnica tradicional de transposição e fixação da tuberosidade tibial, em relação à TTTT®.

Biografia do Autor

C. L. CONSTANTIN, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Médica Veterinária autônoma.

L. H. GAIGA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Médico Veterinário autônomo; Mestre em Cirurgia de Pequenos Animais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS); Especialização Latu Sensu em Ortopedia de Pequenos Animais na Universidade de São Paulo (USP/SP).

M. P. FERREIRA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor adjunto do Departamento de Medicina Animal da Faculdade de Veterinária, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS); Integrante do corpo docente do Curso de Especialização Latu Sensu em Ortopedia de Pequenos Animais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

15/03/2018

Edição

Seção

Small Animal Surgery/Cirurgia de Pequenos Animais