OCORRÊNCIA DE Giardia sp. EM DUAS POPULAÇÕES DE CÃES DO MUNICÍPIO DE BOTUCATU – SP.

• P. FACIULLI
  • A. S. RUBINI
  • R. K. TAKAHIRA
  • R. S. LOPES

A Giardia duodenalis (sinonímia G. lamblia e G. intestinalis) é um protozoário flagelado que pode parasitar o intestino delgado de mamíferos, incluindo o homem, as aves e os répteis. A transmissão dá-se pela ingestão de cistos presentes na água, alimentos contaminados pela água, cistos veiculados por moscas e baratas ou ainda por cistos aderidos à pelagem dos animais. O objetivo do presente trabalho foi determinar se as pessoas que transitam diariamente em uma área de grande movimentação de animais, como, por exemplo, um Hospital Veterinário, podem ser um fator de risco para seus animais domésticos na presença de cistos de Giardia sp. Foram coletadas 61 amostras de fezes de cães, sendo 32 oriundas de animais pertencentes a proprietários que transitavam diariamente pelo Hospital Veterinário e 29 de animais cujos proprietários não transitavam diariamente em uma área de grande movimentação de animais. Os resultados dos exames coproparasitológicos realizados pelo método descrito por Faust e colaboradores (1939) revelaram uma diferença significativa (p < 0,0005) entre os dois grupos, mostrando que os cães de proprietários que transitam diariamente no Hospital Veterinário foram os mais contaminados pelos cistos de Giardia sp.
PALAVRAS-CHAVE: Giardia. Giardiose. Cães.

17/06/2008

Preventive Veterinary Medicine/Medicina Veterinária Preventiva