CISTICERCOSE, FACIOLOSE E HIDATIDIDOSE EM BOVINOS ABATIDOS NA ÁREA CENTRO-OESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • E. HUBENER Nutrição de Ruminantes, Universidade Brasil, Descalvado/SP, Brasil.
  • P. H. M. DIAN Nutrição de Ruminantes, Universidade Brasil, Descalvado/SP, Brasil.
  • M. A. A. BELO Fisiologia Animal, Universidade Brasil, Descalvado/SP, Brasil.
  • V. E. SOARES Estatística, Universidade Brasil, Descalvado/SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15361/2175-0106.2019v35n3p93-99

Resumo

Patologias como cisticercose, fasciolose e hidatidose são muito comuns na rotina de inspeção dos frigoríficos de bovinos, sendo descritas na literatura como importantes causas de condenações em abatedouros frigoríficos. Tendo em vista o conceito de saúde única, onde temos de forma integrada a saúde animal, saúde humana e saúde ambiental, este trabalho avaliou a ocorrência de cisticercose, fasciolose e hidatidose em bovinos abatidos na região Centro-Oeste do Estado de São Paulo, através de estudo retrospectivo em frigorífico sob inspeção estadual na cidade de Torrinha, perfazendo um total e 24.286 animais abatidos provenientes de 15 municípios no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2015.Verificou-se que as prevalências médias de fasciolose, cisticercose e hidatidose foram de 5,61%, 2,41% e 0,64%, respectivamente. Observou-se queda de 3,24% para 1,49% na incidência da cisticercose e de 6,15% para 5,01% de fasciolose, quando comparados os anos de 2014 e 2015. Houve aumento da incidência de hidatidose de 0,46% para 0,84%, de 2014 para 2015. Também, ficou evidente a variação das prevalências entre os 15 municípios do estudo, de 0,90% a 7,94% para cisticercose, de 0,17% a 36,47% para fasciolose e de 0,17% a 5,44% para hidatidose. Portanto, os resultados deste levantamento demonstram maior prevalência de fasciolose nos bovinos abatidos na Centro-Oeste do Estado de São Paulo, seguido por cisticercose e hidatidose, respectivamente. Tais resultados poderão servir de instrumento para políticas públicas de controle destas enfermidades.

Biografia do Autor

E. HUBENER, Nutrição de Ruminantes, Universidade Brasil, Descalvado/SP, Brasil.

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Produção Animal da Universidade Brasil, Descalvado/SP, Brasil

P. H. M. DIAN, Nutrição de Ruminantes, Universidade Brasil, Descalvado/SP, Brasil.

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2001), mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2004) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Durante o doutorado, cumpriu período de estágio no exterior, no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA/França). Desenvolveu o Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias junto ao Departamento de Zootecnia da FCAV, com bolsa FAPESP. Atualmente é Professor do Mestrado Profissional em Produção Animal da Universidade Brasil, Descalvado - SP. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal.

M. A. A. BELO, Fisiologia Animal, Universidade Brasil, Descalvado/SP, Brasil.

Médico Veterinário formado pela FCAV- Unesp - Campus de Jaboticabal (1996). Fez aperfeiçoamento técnico em Laboratório de Referência em Salmonelose no Departamento de Patologia Aviária da Universidade de Minnesota, EUA, nos anos de 1997 e 1998, desenvolvendo trabalhos de isolamento, sorotipificação e produção de sorotestes para salmonela. Foi pesquisador no Centro de Pesquisas em Sanidade Animal (CPPar) como bolsista do CNPq-DTI (Desenvolvimento Tecnológico e Industrial), nos anos de 1999 e 2000, atuando no desenvolvimento e avaliação farmacológica de quimioterápicos para controle de enfermidades infecciosas e parasitárias na medicina veterinária. Obteve os títulos de Mestre (2002) e Doutor (2006) em Medicina Veterinária, na Unesp de Jaboticabal, estudando a evolução das respostas de defesa moduladas por nutrientes na dieta (vitamina E, vitamina C, ácidos graxos, leveduras, cromo) durante estímulos infecciosos por Mycobacterium marinum, Aeromonas hydrophila e Streptococcus agalactiae, utilizando peixes teleósteos como modelo experimental. É professor de Aquicultura, Fisiologia Animal, Farmacologia e Toxicologia Veterinária e HIPOA (Higiene e Inspeção dos Produtos de Origem Animal) na Universidade Brasil (UNICASTELO)-Campus de Descalvado. Lider do grupo de pesquisas GAP (credenciado no Diretório do CNPq desde 2010) possui 45 projetos de pesquisa fomentados: 22 pela FAPESP, 9 pelo CNPq e 1 pela EMBRAPA, além de 13 financiados por empresas de saúde animal para o desenvolvimento de estudos de resíduos de fármacos na carne e leite (segurança alimentar), eficácia terapêutica e segurança clínica (toxicológica). É editor-chefe do periódico científico Ars Veterinária e revisor de mais de 40 periódicos com seletiva política editorial (destaca-se: AquaticToxicology JCR 3,794; Food and Chemical Toxicology JCR 3,775; European Journal of Pharmacology JCR 3,170; Scientific Reports JCR 4.010; Fish & Shellfish Immunology JCR 3,298; Aquaculture JCR 3,022; American Chemical Society-ACSnano JCR 13,903). É professor credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Produção Animal e Ciência Ambiental (Stricto sensu) da Universidade Brasil (UNICASTELO) (Capes 3 e 4, respectivamente) e no Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da FCAV -UNESP (CAPES 6), responsável pelas Disciplinas de Tópicos Especiais em Sanidade de Peixes Nativos e Imunofarmacologia na Medicina Veterinária, respectivamente.

V. E. SOARES, Estatística, Universidade Brasil, Descalvado/SP, Brasil.

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Jaboticabal (Agosto/1991), mestrado (Março/2000) e doutorado (Março/2004) em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Jaboticabal. Desde 1995 atua na Universidade Camilo Castelo Branco, Campus Descalvado, como docente dos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia, Administração, Engenharia Ambiental e no Mestrado Profissional (Stricto sensu) em Produção Animal. Lecionando as disciplinas: Produção de Animais Ruminantes e Produção de Animais Monogástricos no curso de Agronomia; na Medicina Veterinária ministra Matemática e Introdução a Estatística, Processamento de Dados e Parasitologia Animal; nos cursos de Administração e Engenharia Ambiental é responsável pela disciplina Introdução a Informática; no Mestrado Profissional em Produção Animal está ao encargo das disciplinas Experimentação Animal, Processamento de Dados e Produção de Ovinos e Caprinos. Desde Setembro de 2007 coordena o Mestrado Profissional em Produção Animal. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Bioestatística, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção Animal, Parasitologia Zootécnica e Delineamentos Experimentais. Além das atividades acadêmicas atua também como consultor da Revista Ciência Rural é membro do Colegiado da Medicina Veterinária e preside o colegiado do Mestrado Profissional em Produção Animal.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

07/11/2019

Edição

Seção

Inspection and Technology of Foods of Animal Origin/Inspeção e Tecnologia de Alimentos de Origem Animal